quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro é comemorado nesta quarta (23)

Celebração

No Brasil, está em tramitação projeto que visa institucionalizar políticas relacionadas a livro, leitura, literatura e bibliotecas
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais é comemorado nesta quarta-feira (23) e celebrado pela Unesco com atividades em várias partes do mundo, tendo a cidade de Port Harcourt, na Nigéria, como a Capital Mundial do Livro 2014.
No Brasil, merece destaque a iniciativa dos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação de tornar lei o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Está em tramitação, no MinC e no MEC, projeto de lei a ser encaminhado ao Congresso Nacional com o objetivo de institucionalizar as políticas relacionadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas.
O acesso de todo cidadão ao livro e à leitura é o objetivo principal do Plano Nacional do Livro e Leitura, um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no País. As diretrizes do PNLL levam em conta o papel de destaque que essas instâncias assumem no desenvolvimento social e da cidadania e nas transformações necessárias da sociedade para a construção de um projeto de nação com uma organização social mais justa. Elas têm por base a necessidade de formar uma sociedade lei­tora como condição essencial e decisiva para promover a inclusão social de milhões de bra­sileiros.
Dia Mundial do Livro
A Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova, ressaltou que os livros são as forças mais poderosas para a erradicação da pobreza e a construção da paz. "No Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, a Unesco convida todas as mulheres e todos os homens a reunirem-se em torno de livros e de todos aqueles que escrevem e produzem livros. Este é um dia para celebrar os livros como a incorporação da criatividade humana e o desejo de compartilhar ideias e conhecimento, de inspirar compreensão e tolerância", diz Bokova em sua mensagem.
Bokova lembra ainda que os livros não estão imunes a um mundo de mudanças, caracterizado pelo advento dos formatos digitais e pela transição para a partilha de conhecimentos, por meio da abertura de licenças de uso. "Isso significa mais incertezas, mas também novas oportunidades – incluindo modelos inovadores de negócio no mundo das publicações", destacou.
No Dia Mundial do Livro, a Unesco no Brasil divulgará uma campanha nas redes sociais de promoção à leitura com foco na Copa do Mundo, que acontece no Brasil em 2014. Intitulada "Ler também é uma paixão", a campanha tem como mote a frase "Neste Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais toque a bola para os seus amigos e compartilhe o nome do livro que marcou um gol na sua vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário